Os Dois Caminhos: o TER e o SER

Vivemos em uma cultura em que o indivíduo vale pelo que tem ou aparenta ter e nos força ensinar nossos filhos a se prepararem para buscar o TER e não o SER, andando na contramão da vida, crescendo condicionado e voltado a esse propósito. Mesmo que ele desperte a consciência, queira mudar e agir ao contrário, terá muitas dificuldades, pois sua mente já está programada. Além disso, a própria sociedade lhe cobra postura pré-determinada, em que ele, com medo de estar sendo diferente, termina fazendo o que está em sua programação. Concordo com o Apóstolo Paulo, quando diz, em Romanos 7:19,20, “Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero este pratico”. Em 20, ele diz, “Ora, seu eu faço o que não quero, já não o faço eu, mas o pecado que habita em mim”.

Nós somos o que acreditamos ser. Se o sentido da vida passa a ser ganhar dinheiro, com certeza, estamos optando pelo TER e entregando nossa vida para ser comandada pelo egoísmo, ambições etc., vivendo na superficialidade da vida, ficando em segundo plano sua vocação e os propósitos do SER. Mas se optamos em ser fieis à nossa Consciência Divina, ou seja, ao Espírito do Cristo dentro de nós (o Espírito do Cristo, Romanos 8:9, se alguém não tem o Espírito do Cristo, o homem interior), estaremos interligados ao nosso Cristo interior (Romanos 8:10, “Ora, se o Cristo está em vós…”), como disse Jesus, que se chama Justo, Colossenses 4:11, há dois mil anos, “Eu e o Pai somos um”, pondo fim aos conflitos, vivendo em paz. Como disse Paulo, em Éfeso 2:15, 16, “Isso é a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois, um novo homem, assim fazendo a paz”. 16 “E pela cruz, reconciliar ambos com DEUS em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade”. Portanto, a paz deve começar dentro de nós.

NOTA: o ego é um ótimo servidor, mas um péssimo comandante, que só nos desvia dos propósitos divinos e nos rouba a paz. Fique atento, orando e vigiando para resistir às tentações que ele arma, através das satisfações dos instintos. Ele está sempre querendo tê-lo como súdito e lhe comanda; não esqueça: seus objetivos são opostos aos da Consciência Crística.

Sabe-se quem uma pessoa que gosta do que faz, com seu QS (Consciência Espiritual) desenvolvido, tem objetivos nobres e atitudes altruístas; busca, cada vez mais, capacitar-se para um bom desempenho de suas funções, em que o maior pagamento, para ele, é o resultado positivo de seu trabalho, gerando nele um maior estímulo, melhor produtividade e desempenho profissional; ele rende mais do que se espera dele. Logo, o dinheiro, a fama e o sucesso vêm como acréscimo. Mateus 6:33, “Buscai primeiro o Reino dos Céus (Paz Interior, objetivos nobres) e sua justiça e o resto virá por acréscimo e em abundância”. Portanto, TER é consequência, de acordo com suas necessidades, e não uma compulsão movida por uma razão cega.

Os cientistas acabam de descobrir uma área nos lóbulos do cérebro, voltada ao Espírito, que, ao ser estimulada com pensamentos altruístas, virtuosos e positivos, induz o ser humano a expandir sua Consciência Espiritual (QS), renovando a mente, reavaliando os valores humanos. Veja em Romanos 12:2, “Matando o velho homem, se religando ao SER e se revestindo do novo homem, que foi criado em verdadeira justiça e santidade”. Éfeso 4:23,24.

ISA